quinta-feira, 3 de outubro de 2013

O Lago Natron. Tudo que o toca vira "pedra".


O Lago Natron, na Tanzânia, é um dos lagos mais serenos da África, mas é também a fonte de algumas das fotografias mais fantasmagóricas já capturadas, que revelam animais “petrificados”.

A água alcalina do Lago Natron tem um pH muito elevado - de 10.5 -, e é tão cáustica que pode queimar a pele e os olhos dos animais que não estão adaptados à ela. A alcalinidade da água vem do carbonato de sódio e outros minerais que caem no lago a partir das colinas vulcânicas circundantes. E o carbonato de sódio, que já foi usado em mumificações egípcias, atua também como um fantástico tipo de conservante para os animais azarados o suficiente que tocam as águas do lago mortal.

“Eu encontrei sem querer as criaturas – vários tipos de pássaros e morcegos – ao longo da costa do Lago Natron. Ninguém sabe exatamente como eles morrem, mas parece que o lago reflete bastante a luz e isso os confunde. Assim como pássaros que colidem com janelas de vidro, eles caem dentro do lago”, disse o fotógrafo Nick Brandt, que capturou essas imagens.

“A água possui um teor extremamente alto de base e sal, tão alto que consumiria a tinta das minhas caixas de filme Kodak em poucos segundos.”

A base e o sal fazem as criaturas se calcificarem, perfeitamente preservadas, à medida que secam ao longo do tempo.


Apenas uma espécie de peixe chamada Tilápia Alcalina é capaz de suportar um ambiente tão extremo.

Veja abaixo algumas das imagens: